neobux, clique, cadastre-se e ganhe dinheiro

quinta-feira, 6 de agosto de 2015

Criação De Suínos Confira em nosso artigo como montar uma criação de suínos e ter lucro com o negócio.

Criação de suínos

Confira em nosso artigo como montar uma criação de suínos e ter lucro com o negócio.

Os suínos usados para alimentação foram trazidos para o Brasil em 1532 pelos portugueses. O país recebeu as raças já existentes em Portugal, entre elas: o porco ibérico, céltico e asiático e dessas raças originais provieram as raças mestiças.

Criação De Novas Raças De Suínos

Com o surgimento das raças mestiças, originadas pelo cruzamento de espécies de vários países, surgiu também a necessidade de se criar novas raças que fossem mais resistentes às doenças e ao clima. Porém, somente no século XX é que surgiram as primeiras experiências genéticas com suínos.

O melhoramento das raças surgiu com a importação de suínos da Inglaterra e da China. Entre os anos 30 a 60 apareceram as raças Wessex e Hampshire, Landrace e os Large White.

Mercado Para Criação De Suínos

Segundo pesquisas de órgãos competentes, a carne suína é a mais consumida no Brasil e no mundo.

A produção de carne suína no Brasil se equipara a de outros países mais desenvolvidos e por isso, no país este é um ramo competitivo e amadurecido com a utilização de novas técnicas. O que marca a produção suína no Brasil, com certeza, é o uso de uma produção integrada e coordenada com a produção de ração, assistência técnica, animais abatidos e industrialização da carne.

Cadeia Produtiva Da Criação De Suínos

A suinocultura é marcada pela evolução de processos de criação que visam principalmente a produtividade e a redução de custos. Toda cadeia produtiva possui um conjunto de matéria-prima, fornecedores, insumos e ainda máquinas e equipamentos, com o objetivo de resultar em produtos finais que sejam de qualidade.

A cadeia produtiva para a suinocultura foi desenvolvida pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e possui cinco subsistemas:

Apoio – o sistema de apoio é formado por fornecedores de insumos básicos e sistema de transporte e abastecimento.

Produção da matéria-prima – a produção de suínos é marcada por empresas rurais que geram, criam e engordam animais de forma integrada ou trabalham de forma empresarial individual.

Industrialização – a suinocultura pode ser indústria de primeira ou de segunda transformação. As indústrias de primeira transformação são aquelas que simplesmente abatem os animais e obtêm as peças de carne para comercialização e a segunda transformação são aquelas em que incorporam a carne a outros produtos como frios e embutidos, agregando valor aos produtos.

Comercialização – os produtos da cultura de suínos podem ser comercializadas para atacadistas, exportadores ou varejistas que consumirão de forma direta ou indireta.

Consumo – os consumidores intermediários são aqueles que consomem para revender ou agregar valor aos produtos e os consumidores finais são os que compram de supermercados.

Métodos De Produção

A produção de suínos no Brasil é caracterizada pela produção que visa criar os suínos de forma confinada, desenvolvendo o ciclo completo, em um único espaço que compreende de 160 a 320 matrizes.

As etapas de produção desde o nascimento do suíno até o abate são desenvolvidas para um sistema de criação do tipo “todos dentro, todos fora”. Neste sistema, os suínos de cada lote ocupam ou desocupam uma sala em um mesmo momento. Esse sistema proporciona que o espaço de produção tenha limpeza e desinfecção ao mesmo tempo.

A produção de suínos contempla a produção do tipo Unidade de Produção de Leitões (UPL) e Unidade de Terminação (UT). Na UPL, os leitões são cuidados até a saída da creche e a UT executa as fases de crescimento e terminação.

Etapas De Criação De Suínos

Manejo Da Produção

Esta etapa compreende o completo processo reprodutivo e produtivo do sistema e por isso, exige maior atenção e dedicação. Ela é crucial e dela depende atingir os melhores índices produtivos e com isso, o retorno econômico da atividade.

O manejo da produção compreende as fases de pré-cobrição em leitoas. Essa fase admite a singularidade da atividade sexual das leitoas que dependerá de fatores como nutrição, do manejo e do ambiente.

Outras fases que merecem acompanhamento são cobrição, maternidade e creche que marca a fase em que o suíno se alimentará de ração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Seguidores

Arquivo/postagens