neobux, clique, cadastre-se e ganhe dinheiro

sexta-feira, 7 de agosto de 2015

como montar uma Criação De Jacarés e ter muito sucesso no negócio?

Criação de jacarés

A criação de jacarés já proporcionou milhões de peles de jacarés para o mercado, mas atualmente não tem uma participação ativa no PIB do Brasil. As peles são realmente o produto mais procurado na criação de jacarés, que tem propriedades características principalmente para a indústria decorativa. O mercado é avaliado por 200 milhões de dólares, valor que inclui a exportação de peles, pois vários países têm interesse na compra do material. As diversas espécies de crocodilos que existem no Brasil dão condições ao empreendedor brasileiro em criar jacarés e exportar suas peles. Entre as principais espécies de jacarés, podemos destacar o jacaré-do-pantanal.

Mercado De Criação De Jacarés

Realmente a criação de jacarés passa por algumas controvérsias, visto que os aspectos ecológicos votam por preservar as espécies, a partir da sustentabilidade. Por outro lado, o mercado está cada vez mais precisando dos jacarés e a solução encontrada então é que os empreendedores estejam dispostos em se preocuparem com as causas ambientais fazendo um planejamento. Sapatos e bolsas é o principal foco da criação de jacarés, pois a partir de suas peles obtêm-se um couro muito valorizado e resistente.

O empreendedor que deseja começar uma criação de jacarés deve perceber que a oferta dos produtos é bem menor que a demanda, e então qualquer um que comece um negócio como este tem grandes chances de ganhar dinheiro. Porém, por mais que saibamos que a atividade pode ser altamente lucrativa, a criação de jacarés possui muitos fatores limitantes que acabam desestimulando os empreendedores a entrarem na disputa pelo mercado deste tipo de criação.

Produtos

A carne de jacaré pode ser aproveitada e tem um baixo teor de gordura. É rica em ácidos graxos e também se aproveita o couro aproveitado para utilidades diversas. Para manejar os jacarés, deve-se investir em um sistema específico como:

-Harvest: é um sistema que agrega um maior número populacional e é caracterizado pelo baixo custo.

-Farming: é um sistema em que a localização deve estar bem planejada com disponibilidade adequada de água doce.

Instalações

O recinto de reprodução precisa ter um tanque central e ainda uma área seca para construção de ninhos.

Além disso, o recinto de crescimento para a criação de jacarés deverá conter uma estufa plástica (a estufa plástica é uma solução de baixo custo). Esse recinto é destinado para animais que estão crescendo até atingirem o tamanho para abate ou ser transferido para recinto de reprodução.

Manejo sanitário  em uma criação de jacarés
Tem esse nome pois a maior preocupação é com a saúde dos animais. Nessa fase, é melhor ter cuidado na coleta e incubação. Lembrando que as baixas temperaturas causam a morte do embrião e altas temperaturas causam doenças das espécies.

Manejo reprodutivo na criação de jacarés
Esse manejo requer etapas como formação de grupos reprodutores e construção dos ninhos (os ninhos devem estar prontos para a etapa de coleta e incubação de ovos).

A incubadora é um recipiente com tampa que acondiciona os ovos aquecidos por luz elétrica de 25W. Ela deve em isopor grosso com água no fundo e sem unidade na tampa.

Utilização Sustentada

O mercado de criação de jacarés requer que o empreendedor entre com uma boa imagem para conseguir espaço e sucesso. A produção de forma sustentada preservando a espécie é um fator de continuação para a criação de jacarés e muito necessária até mesmo para o próprio empreendedor depois de algum tempo. Os mecanismos de conservação são propostos pelos órgãos específicos (IBAMA) e devem ser implantados e conservados. A natureza dá os jacarés de forma gratuita ao ser humano e com isso acaba deixando de se preservar, devendo então o homem agradecer de certa forma e contribuir com a utilização racional dos recursos.  A liberação da caça ao jacaré ainda é um tema muito polêmico e começou como um processo histórico a partir da década de 60.

Até os anos 80, era proibida a caça ao jacaré, e alguns estudos revelaram que algumas espécies adultas do animal comprometem a reprodução. Então, foi instituído que pode acontecer a criação desde ovos, pois o índice de mortalidade é alto. Estrategicamente, a criação de jacarés começa a partir dos ovos e ainda acomete a conservação da espécie. Tudo isso é regulamentado por lei e o empreendedor deve ficar a par destas informações para evitar multas e até mesmo o fechamento do estabelecimento. A informação é um aliado do novo empreendedor que pode utilizá-la para prosperar rapidamente.

Embora haja todo este cuidado com a espécie, algumas ONGS de preservação ecológica ainda resistem à criação de jacarés atestando a exploração da biodiversidade. Legalmente, pode ser feito o que foi dito anteriormente.

Aspectos Importantes Da Criação De Jacarés

A criação de jacarés envolve alguns aspectos muito importantes, como os biológicos, socioeconômicos e fiscais. Os biológicos estão a favor de pesquisas e monitoramento constante, com o conhecimento das espécies de forma mais profunda no decorrer do tempo. Os aspectos socioeconômicos são aqueles relacionados às pesquisas de marketing, sistemas de produção e análise de custos. Os aspectos fiscais são os de legislação e fiscalização deste setor de criação de jacarés.

Tecnologia Na Criação De Jacarés

Para a criação ser eficiente, podemos dispor de tecnologias que evitam a mortalidade e outros problemas que podem acontecer e prejudicar o negócio. A EMBRAPA estabeleceu alguns aspectos como a caracterização dos habitats, monitoramento e disponibilidade de ambientes. Então, via satélite a monitorização dos jacarés é feita e os interessados ficam a par dos documentos de registro biológico.

Para monitorar o tamanho da população dos jacarés, faz-se uma contagem durante a noite quando o nível da água está baixo. Também podemos utilizar a contagem com os jacarés fora de cativeiro.

Monitoramento Da Estrutura Da Criação De Jacarés

A inspeção sexual na criação de jacarés pode ser feita em espécimes com até 40 cm de rostro cloacal.  Para o monitoramento da criação de jacarés deve ser feita a contagem de tamanho, sexo e quantidade de espécimes. Além disso, é necessário também estudar as taxas de mortalidade. As fêmeas possuem características de cuidado em relação aos ninhos e o jacaré na idade jovem já deve ser etiquetado.

Divulgação De Criação De Jacarés

Só receberá licença do Ibama para a criação de jacarés se a criação definir  cotas de produção, seleção e captura dos indivíduos para abate usando as tecnologias acima citadas. Só poderão criar e abater jacarés os postos de criação que têm licença do IBAMA.

A criação de jacarés deverá obedecer normas quanto à Fisiologia Animal, Comportamento Social, Manejo Alimentar e Manejo Sanitário.

Deve-se abrir mão das formas de divulgação antigas e começar a investir em tecnologia para a divulgação de criação de jacarés. A internet é uma excelente arma que o empreendedor hoje em dia consegue manipular para vender seus produtos, e principalmente o contato com empresas especializadas em bolsas e sapatos, pode se dar online. As parcerias também podem ser feitas com fornecedores, consumidores e outros empreendimentos que estejam em áreas semelhantes à criação de jacarés, no intuito de introduzir a propaganda dentro de seu espaço físico e assim conseguir selecionar o público que se quer impactar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Seguidores

Arquivo/postagens