neobux, clique, cadastre-se e ganhe dinheiro

sábado, 25 de julho de 2015

Terra 2.0′ descoberta por telescópio espacial da Nasa

Impressão artística de planeta Kepler 452b
Astrônomos do projeto Kepler, o telescópio caça-planeta da NASA, anunciaram a descoberta do que pode ser um dos análogos mais próximos da Terra até agora.
  • O índice dos planetas parecidos com a Terra
Conhecido como Kepler 452b, o planeta tem pouco mais do que uma vez e meia o raio da Terra, e circunda uma estrela como o sol em uma órbita que leva 385 dias, o que o coloca firmemente em uma zona habitável na qual as temperaturas são mornas e apropriadas para a existência de água líquida na sua superfície – se é que ele tem uma superfície.

Quem é o planeta Kepler 452b

O novo tamanho do planeta o coloca à beira entre ser rochoso como a Terra ou ser uma bola de gás como Netuno. Segundo o principal autor do estudo, Jon Jenkins, do Centro de Pesquisa Ames da NASA, lar do projeto Kepler, a probabilidade do planeta ser rochoso é de 50 a 62%, dependendo do tamanho de sua estrela-mãe. Isso significaria que a sua massa é cerca de cinco vezes a da Terra.
O planeta provavelmente tem uma atmosfera nebulosa e vulcões ativos, e duas vezes a gravidade da Terra.

Pode ter vida lá?

A estrela que ilumina o céu deste planeta é 1,5 bilhões de anos mais velha que o nosso sol e 20% mais luminosa, o que tem implicações para as perspectivas de vida no local.
Se Kepler 452b fosse do tamanho da Terra, isso aliado ao fato de que sua estrela é antiga poderia significar que o planeta está em um ponto de sua evolução onde a água líquida rapidamente evaporaria da sua superfície. Mas por causa de sua massa maior, os astrônomos acreditam que Kepler 452b poderia continuar a manter água líquida pelos próximos 500 milhões de anos.
  • Por quanto tempo o planeta Terra permanecerá habitável? Menos do que você imagina
“Podemos pensar em que Kepler 452b como um primo mais velho e maior da Terra, fornecendo uma oportunidade para entender e refletir sobre o ambiente em evolução do nosso planeta”, disse Jenkins. “É inspirador considerar que este planeta passou seis bilhões de anos na zona habitável de sua estrela, mais do que a Terra. É uma oportunidade substancial para a vida surgir, se lá existirem todos os ingredientes e condições de vida necessários”.
Para determinar se Kepler 452b merece um lugar na lista de “mundos possíveis”, no entanto, os astrônomos têm que medir sua massa diretamente, o que requer chegar perto o suficiente do planeta. Por enquanto, isso é impossível, já que Kepler 452b está a 1.400 anos-luz de distância de nós.
  • Super Terra recém-descoberta é candidata importante a ter desenvolvido vida

Novo rei do pedaço

O planeta é o mais recente de uma nova lista de candidatos revelados pelos astrônomos do projeto Kepler. A descoberta eleva o número de possíveis planetas descobertos pelo telescópio para 4.696, muitos deles parecidos com a Terra.
A chegada de 452b destrona Kepler-438B e Kepler-442b, os antigos dois planetas mais parecidos com a Terra já encontrados. Apesar de serem menores, eles orbitavam estrelas menos luminosas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Seguidores

Arquivo/postagens