neobux, clique, cadastre-se e ganhe dinheiro

quinta-feira, 30 de julho de 2015

Piolho encontrado nos olhos de chinesa é comum na região pubiana

Chinesa teve mais de 20 piolhos removidos dos olhos
Mais comum nos pelos da região genital, o piolho pubiano (phtirus pubis) também pode contaminar cílios e sobrancelhas, como aconteceu com a chinesa que teve mais de 20 piolhos removidos dos olhos. O assunto chamou a atenção dos internautas nas redes sociais na terça-feira (28).

Apesar de não serem comuns, casos como esse podem acontecer. "Não é comum, mas acontece. Esse tipo de piolho gosta dos pelos das sobrancelhas, dos cílios e da região pubiana. Não é o mesmo piolho que dá nos cabelos", afirma o oftalmologista Leoncio Queiroz Neto, do Instituto Penido Burnier, em Campinas.

De acordo com o médico, a forma mais comum de contaminação é através da relação sexual, mas pode também ocorrer pelo contato com toalhas e lençóis contaminados. Outra maneira de pegar piolho nos olhos seria por meio do compartilhamento de maquiagem, como cílios postiços, rímel, delineador e sombras.

O especialista contou que nos últimos oito anos atendeu cinco pacientes com piolho nos olhos. A maioria dos casos ocorreu no inverno. "Todos chegaram com muita coceira, olhos vermelhos, lacrimejamento e inchaço nas pálpebras, o que é frequentemente confundido com conjuntivite", explicou.

Uma jovem de 18 anos apareceu no consultório com os olhos vermelhos e coçando, segundo o médico. "O piolho só foi detectado no exame microscópico, uma vez que enxergar o piolho pubiano a olho nu só é possível quando ele acabou de sugar o sangue da pessoa", explicou o médico.  A suspeita é de que a jovem tenha sido contaminada durante a relação sexual com o namorado e acabou transferindo o piolho dos genitais para os olhos através das mãos.

Outro caso relatado por Queiroz Neto foi o de um paciente de 56 anos, que também pegou o piolho dos pelos pubianos. "Ao coçar, ele levou o parasita para os olhos através das mãos, como aconteceu com a jovem", ressaltou o Queiroz Neto.

O terceiro paciente foi uma mulher de 38 anos que tinha um companheiro sexual com o problema e acabou contaminando duas crianças da família. "No caso das crianças, elas foram contaminadas na lavagem das roupas de cama e banho. O parasita acabou se espalhando pelos lençóis e toalhas", ressaltou.

Tratamento
O especialista afirmou que o tratamento de piolho nos cílios é feito com uma pomada oftálmica de vaselina e deve ser aplicada na borda dos cílios de 2 a 4 vezes ao dia durante 10 dias.

Quando são poucos piolhos basta retirar como aconteceu com a jovem. Já em caso de inflamação na córnea, o oftalmologista diz que o tratamento exige colírio anti-inflamatório, e muitas vezes com corticoide. Esses tipos de colírio só devem ser usados com acompanhamento médico porque não podem ser retirados da rotina bruscamente e nem podem ser usados por tempo prolongado demais.

Lavar os olhos com xampu infantil diariamente pode ajudar a evitar infestação de piolhos e outros parasitas, também conhecidos como demodex. A dica é da oftalmologista Josenalva Cassiano, do Hospital das Clínicas de São Paulo.

Segundo ela, é preciso cuidar da região dos olhos. "Lavar com xampu infantil, remover toda a maquiagem e principalmente saber que maquiagem é de uso pessoal. Compartilhar cílios postiços, delineador, rímel não é recomendável. Cada um precisa usar os próprios produtos", concluiu a médica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Seguidores

Arquivo/postagens